quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pedro Aldave: «Cardozo quer marcar no Dragão»


Com ambição redobrada para o encontro que pode valer o tão almejado título de campeão nacional.

Oscar Cardozo está com "ganas" de jogar no Dragão e quer colorir a sua exibição com golos. O desejo foi ontem revelado a Record, pelo empresário do jogador, o paraguaio Pedro Aldave.

"Ele quer muito ajudar a equipa. Está com uma grande vontade de jogar, está mentalizado para isso e quer marcar golos", confessou. E se Cardozo marcar no Estádio do Dragão, quebra o enguiço que o persegue desde que chegou a Portugal. O paraguaio ainda não conseguiu festejar na Invicta, quer frente ao FC Porto quer no Estádio do Bessa, quando o Boavista ainda estava no principal campeonato português.

O camisola 7 não tem estado na plenitude da sua condição física nos últimos jogos. No dérbi com o Sporting, Tacuara contraiu um traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo num lance com Grimi e tem passado por dificuldades no decorrer dos encontros. Em Coimbra, diante da Académica, acabou por ser substituído logo na madrugada da segunda parte e frente ao Olhanense a sua utilização ainda esteve em risco.

Contudo, o internacional paraguaio tem-se sacrificado em prol da equipa e ainda no último desafio alinhou os 90 minutos, fazendo o gosto ao pé em três ocasiões.

Pedro Aldave confirma que o jogador ainda não está a "100 por cento", porque não está totalmente recuperado da lesão, mas a sua utilização do clássico está apenas nas mãos Jesus. "Ele ainda sente algumas dores mas está muito melhor. Mas penso que vai jogar no Dragão, só não alinha se o treinador não entender. Ele quer muito jogar, pode ser a partida do título", reafirmou em conversa com o nosso jornal.

Recorde-se que Cardozo não se treinou no primeiro apronto da semana, fazendo apenas tratamento. A mazela contraída no dérbi continua a fazer mossa, mas na sessão de hoje é previsível que o atleta já possa subir ao relvado.

Futuro

Cardozo está a realizar a melhor época desde que aterrou em Portugal. O paraguaio já soma 36 tentos oficiais esta temporada e a grande forma patenteada tem aguçado o apetite dos grandes tubarões do futebol europeu. No decorrer da temporada o nome do jogador foi ventilado para vários emblemas inglesas, com o Manchester City à cabeça. Confrontado com a hipótese de o jogador abandonar o emblema da Luz no final da temporada, Pedro Aldave não se alongou em comentários. "Ele está focalizado apenas no Benfica, gosta do clube e quer conquistar o título de campeão", frisou.

O empresário até foi mais longe e avançou com a hipótese de Tacuara continuar de águia ao peito na temporada que se avizinha. "O clube que ele gostava de representar na próxima época era o Benfica", concluiu Aldave.

Porém, será difícil segurar a pérola paraguaia na época 2010/11. Os muitos golos apontados quer em Portugal quer nas competições europeias tornaram Tacuara um alvo bem apetecível para os principais clubes da Europa.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vontade de Cardozo supera a dor


O ponta-de-lança paraguaio continua com problemas no pé esquerdo, onde sofreu traumatismo e entorse. Mau indicador para o início da semana de preparação para o clássico com o FC Porto, no Estádio do Dragão.

Os problemas do número 7 do Benfica começaram já no jogo com o Sporting, num lance dentro da grande adversária, em que se reclamou grande penalidade, depois de ter sofrido um toque de Leandro Grimi. O defesa leonino atingiu o paraguaio no pé direito, mas o goleador caiu sobre o esquerdo, que ficou preso na relva e torceu. Logo aí ficou no chão, pedindo assistência, mas não abandonaria o campo sem antes apontar o primeiro golo da partida.

Depois, jogaria em Coimbra, onde mostrou nítidas limitações e acabaria por ficar em branco, e na Luz, frente ao Olhanense, apontando três golos e adiantando-se a Falcao, que fizeram poucas horas antes um bis em Setúbal. E tem sido precisamente esta luta com o ponta-de-lança colombiano do FC Porto um dos motivos mais fortes para que o jogador do Benfica supere a dor.

Apesar de os objectivos da equipa serem prioritários, como não podia deixar de ser, perante a iminência da conquista de um título nacional, a luta pelo primeiro lugar da lista de goleadores está enraizada na cabeça do 7. E Cardozo tem dito sempre a Jesus que se sente em condições de ir para o campo. Com o Olhanense, Alan Kardec até aqueceu com o onze titular antes do apito inicial precavendo qualquer recaída de Cardozo.

Agora, a poucos dias da visita ao Dragão, fica a dúvida em redor da utilização do paraguaio. Afinal, está lesionado, não está a treinar-se, corre riscos por causa da presença no Mundial e... já sabe que Falcao não jogará o clássico. Vai prevalecer a vontade ou Jesus vai poupá-lo? Eis a questão.

In A bola

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cardozo volta à liderança da Bota de Ouro


Numa jornada cheia de emoções no que à liderança da Bota de Ouro diz respeito, Oscar Cardozo voltou a ficar isolado na frente da tabela dos melhores marcadores da Liga portuguesa, com 24 golos. O avançado do Benfica tem agora mais um golo que Falcão, do FC Porto, uma semana antes do clássico do Dragão, onde o colombiano não poderá marcar presença, por ter visto o 5.º amarelo frente ao V. Setúbal.

A jornada até começou bem para "El Tigre", que bisou frente aos sadinos e adiantou-se nesta particular disputa, com 23 tentos. Já perto do fim do jogo, o amarelo mostrado ao camisola 9 por Pedro Henriques na sequência de um lance confuso deitou por terra as esperanças de um confronto individual com o Tacuara daqui a uma semana.

Findo o desafio do Bonfim, Cardozo iniciou a partida frente ao Olhanense logo a marcar, aos 3', terminando com um hat-trick - o primeiro da segunda volta, depois de o ter feito por 3 vezes na primeira - que deu às águias um triunfo claro por 5-0, ficando a um pontinho de conquistar o título nacional.


In Record

sábado, 17 de abril de 2010

Cardozo mais perto de Coimbra


O avançado do Benfica Óscar Cardozo esteve hoje às ordens do técnico Jorge Jesus, numa sessão em que estiveram ausentes Luisão, César Peixoto e Júlio César.

O internacional paraguaio sofreu uma entorse na partida frente ao Sporting e tem vindo a realizar apenas tratamento, mas na informação do treino de hoje, disponibilizada pelo Benfica, o avançado já não consta na lista de ausentes.

A presença de Óscar Cardozo na partida frente à Académica é, assim, a grande dúvida na equipa do Benfica, estando dependente da resposta que o jogador dê nas próximas horas.

Ausentes da sessão estiveram Luisão, que vai cumprir um jogo de castigo, que realizou tratamento a uma mialgia na face posterior da perna esquerda e César Peixoto, que fez tratamento e trabalho de ginásio, devido a um estiramento no ligamento lateral externo do joelho esquerdo.

O guarda-redes Júlio César, que se lesionou na partida frente ao Liverpool, fez trabalho individual de campo.

O técnico Jorge Jesus vai anunciar a lista de convocados apenas ao final da manhã de domingo.

In TSF

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cardozo vai a jogo


Boa notícia para Jorge Jesus: Cardozo estará, tudo indica, em condições de ser utilizado no próximo domingo, em Coimbra. O Tacuara sofreu uma entorse - aliada a uma contusão - no tornozelo esquerdo no decorrer do dérbi com o Sporting, ainda voltou para... marcar, mas acabou por não resistir às dores e deu lugar a Alan Kardec (69'). Ontem, o ponta-de-lança ainda se apresentou, naturalmente, queixoso, mas O JOGO sabe que a mazela se resume mais a uma questão óssea, logo tudo aponta para que não seja impeditiva a ponto de o paraguaio não poder defrontar a Académica.

O paraguaio será hoje reavaliado, e Jorge Jesus não espera ficar sem o goleador na próxima jornada, até porque já não pode contar com Saviola (ver peça em baixo), e só esta dupla marcou praticamente metade dos golos encarnados na Liga Sagres. Ao todo, o camisola 7 (21 golos) e El Conejo (11) festejaram 32 dos 67 tentos benfiquistas. Ao cenário clínico mais positivo do que se julgava soma-se ainda a enorme vontade do jogador de ajudar a equipa numa fase decisiva da época. Para além disso, Cardozo também está bastante empenhado em não se deixar bater pelo rival Falcao na lista dos melhores marcadores do campeonato, onde por esta altura tem mais um golo que o portista, que soma 20 tentos.

Quem não jogará por certo em Coimbra é Luisão. O central cumpre castigo e, para além disso, ontem voltou a fazer tratamento a uma mialgia no gémeo esquerdo, enquanto Júlio César já fez trabalho específico no relvado depois do traumatismo craniano sofrido em Liverpool. Já César Peixoto (estiramento no ligamento lateral externo do joelho esquerdo) cumpriu tratamento e trabalho de ginásio.

À espreita do azar de Cardozo está... Alan Kardec. Herói em Marselha - apontou o golo que ditou a passagem dos encarnados aos quartos-de-final da Liga Europa -, o camisola 31 nunca foi até agora titular em jogos da Liga Sagres. Aliás, as duas únicas ocasiões em que o ponta-de-lança brasileiro conheceu tal cenário verificaram-se nos dois últimos jogos dos encarnados na Taça da Liga, mais concretamente nas meias-finais, contra o Sporting (9 de Fevereiro) e na final, ante o FC Porto (21 de Março), disputada no Estádio Algarve. No entanto, é improvável que tal se verifique, pois o Tacuara deve recuperar e vai a jogo na partida de Coimbra.



In Jornal O Jogo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cardozo com traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo


O avançado do Benfica Óscar Cardozo sofreu um traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo no dérbi desta terça-feira com o Sporting e realizou tratamento no treino de hoje, no Seixal.

O técnico ‘encarnado’ Jorge Jesus também não pôde contar com Luisão, que foi obrigado a fazer tratamento devido a uma mialgia na perna esquerda. O resto dos titulares no dérbi fizeram treino de recuperação.

O guarda-redes Júlio César regressou ao trabalho após ter sofrido um traumatismo craniano frente ao Liverpool. O brasileiro fez trabalho individual de campo.

Já César Peixoto voltou a fazer tratamento e trabalho de ginásio. O defesa-esquerdo recupera de um estiramento no ligamento lateral externo do joelho esquerdo.

Recorde-se que as ‘águias’ vão no domingo a Coimbra defrontar a Académica, em jogo a contar para a 27ª jornada da Liga Sagres. A equipa regressa à preparação para a partida esta quinta-feira às 17 horas.


O Jogo

Jesus voltou a ser profético, e Cardozo decidiu o jogo com o pé esquerdo magoado na primeira vez que tocou na bola depois de se ter queixado ao técnico e de ouvir um apelo de garra. Tudo começou com um pé mal metido no chão na área leonina, entre defensores contrários, à passagem do minuto 65: Cardozo queixou-se de imediato, e foi o capitão Luisão a apressar o médico Bento Leitão para prestar assistência ao goleador.

As dores da mazela permaneceram, e o camisola 7 foi ao banco pedir "spray" analgésico, queixando-se a Jesus, que lançou ultimato, como revelou. "A última opinião é sempre dos meus jogadores. Não quis tirá-lo e perguntei-lhe: 'Estás bom? Se estás bom, ficas, senão sais! Tu é que tens de decidir!' Ele respondeu: 'Mister, vou tentar aguentar um pouco mais!'" Assim foi
. Dois minutos depois do diálogo - pelo meio, ficou chateado por Carlos Martins não o ter deixado bater um livre directo -, aos 67', Cardozo voltou a tocar na bola empurrando-a de canhota para o fundo das redes de Patrício, abrindo o caminho ao triunfo. Martins, em jeito de pedido de desculpas entre os festejos, beijou Cardozo e falou-lhe ao ouvido. Logo de seguida, sem aguentar, o internacional paraguaio fez sinal para Jesus o tirar - suspeita-se de entorse no pé esquerdo, que será reavaliada hoje. Entrou Alan Kardec e saiu uma ovação de pé para o goleador, que, com o quarto golo ao Sporting com a camisola encarnada - é o atleta do plantel com mais golos ao rival -, elevou a conta pessoal na Liga para 21 golos, deixando Falcao para trás. E, com tudo isto, Cardozo vai somando golos atrás de golos... cinco nos últimos quatro jogos, depois do duplo confronto com o Liverpool, os jogos com a Naval e o Sporting.


O Jogo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Santa Cruz: «Cardozo é um fenómeno»


Se há alguém que pode, com legitimidade, dar conselhos a Cardozo em relação ao encontro de amanhã em Anfield é Roque Santa Cruz. O avançado do Manchester City está a cumprir a terceira temporada em Inglaterra e conhece bem o avançado benfiquista, de 26 anos, com quem joga regularmente na seleção do Paraguai. Aliás, devido ao afastamento de Cabañas - que está a recuperar depois de ter sido baleado num bar na Cidade do México - vai mesmo fazer dupla atacante com o amigo "Oscar" no Mundial, segundo já garantiu o selecionador Gerardo Martino.

"O Cardozo é um fenómeno, está a jogar muito bem. Vi o jogo do Benfica contra o Everton esta temporada, para a fase de grupos, e ele também marcou", recorda Roque Santa Cruz, referindo-se à vitória encarnada (2-0) em Goodison Park, a 5 de novembro de 2009, numa partida para a fase de grupos da Liga Europa. Em conversa com Record, o internacional paraguaio frisa que "o Oscar conhece um pouco o futebol inglês" e isso "poderá facilitar-lhe a vida em Liverpool". Além do mais, Tacuara não joga sozinho.

"O Benfica tem uma força ofensiva muito grande. Sei que o Saviola não vai jogar, mas o ataque do Benfica é muito bom, com o Di María, o Aimar mais atrás e o Oscar na frente", refere.

Irregular

E se é certo que "ofensivamente o Benfica tem estado muito bem nesta época", também é certo para o avançado do Manchester City que, em Anfield, as águias vão "encontrar um Liverpool muito duro e que, a jogar em casa, não será um adversário fácil".

De qualquer forma, Santa Cruz acredita que a formação de Jesus pode carimbar a passagem às meias-finais da Liga Europa: "Acredito que sim. Esta tem sido uma temporada algo irregular para o Liverpool, com altos e baixos. A equipa não está igual ao ano passado nem aos anos anteriores e tem apresentado alguns problemas. Com a qualidade que o Benfica tem apresentado, penso que poderá sair com um bom resultado."

É um facto que a defensiva dos reds "não tem estado muito bem", mas todos os cuidados são poucos em jogos decisivos a este nível.

"Não estão ao nível habitual e o Benfica pode explorar algumas fragilidades, mas nunca considerar uma defesa fácil de ultrapassar. Os jogadores mais recuados do Liverpool estão juntos há muitos anos, conhecem-se bem e isso facilita-lhes o trabalho", adverte.



Fonte: Record

terça-feira, 6 de abril de 2010

Benfica vence Naval por 4-2 e Cardozo marca o golo 50 em jogos do campeonato


O avançado paraguaio Óscar Cardozo marcou esta segunda-feira o 50.º golo ao serviço do Benfica em jogos da Liga portuguesa.

O número sete “encarnado” apontou o quarto e último tento na vitória sobre a Naval 1.º Maio, em partida da 25.ª jornada do campeonato nacional. Este foi o 20.º golo na presente temporada da competição.

Além disso, Cardozo fez o 70.º tento em todas as provas oficiais pelo Benfica.