quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cardozo inicia tratamentos


O avançado Óscar Cardozo não marcou presença na sessão, de quinta-feira, por estar a fazer tratamentos à lesão contraída na partida frente ao Schalke 04, para a Liga dos Campeões.

Cardozo apresenta uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno e não foi revelado o tempo de paragem para o avançado, que foi convocado para os trabalhos da selecção paraguaia.

Rúben Amorim e Balboa prosseguiram nos tratamentos às respectivas lesões.

Os titulares da partida frente ao Schalke 04 fizeram uma sessão mais ligeira do que os restantes. O Benfica volta ao trabalho na sexta-feira, às 10h00, no Seixal.



Fonte: Jornal A Bola

Cardozo terá sofrido lesão nos ligamentos


O ponta-de-lança Óscar Cardozo, do Benfica, terá sofrido uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. O futebolista teve de ser substituído durante a partida com o Schalke e Jorge Jesus não sabe se pode contar com ele na partida com o Sp. Braga.

«O primeiro diagnóstico é de lesão no ligamento. O departamento médico vai analisar melhor em Portugal e neste momento não tenho conhecimento para dizer mais», explicou Jorge Jesus na flash-interview da SportTV.

Cardozo foi substituído aos 71 minutos da partida com o Schalke, depois de se ter lesionado num lance de contra-ataque.


Fonte: Jornal A Bola

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cardozo apontado ao Dortmund

Cardozo foi apontado como possível reforço do Borússia de Dortmund na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro. O emblema alemão está a realizar um excelente início de temporada, ocupando nesta altura o segundo lugar, e já está a pensar em reforçar a equipa para tentar atacar o título, encarando assim o ponta-de-lança paraguaio como um alvo apetecível. No entanto, a transferência não será fácil, atendendo às elevadas exigências do Benfica.

Fonte: Jornal o Jogo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Pediram a Cardozo para ficar mais um ano"


Óscar Cardozo está no Benfica de alma e coração, correspondendo da melhor maneira ao pedido que o clube lhe fez no último Verão, quando recusou diversas propostas para a sua contratação. "Sim, pediram ao Cardozo para aguentar no Benfica mais um ano", afirmou ontem, a O JOGO, Karim Salomón, assistente do agente FIFA Pedro Aldave, que representa o Tacuara.

Salomón recordou que, no último defeso, o ponta-de-lança paraguaio "recebeu ofertas bastante consideráveis". "O clube recusou, pois conta com ele", acrescentou. Uma delas, tal como foi noticiado na altura por O JOGO, foi dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, que chegaram aos 25 milhões de euros. O valor foi considerado insuficiente por Luís Filipe Vieira, que respondeu exigindo 35 milhões.

Por agora, e apesar de um início de temporada difícil devido à presença no último Mundial, Cardozo começa a aproximar-se dos golos. "Ele está muito, muito contente no Benfica", assegurou o representante do camisola 7. Os números parecem justificar os sorrisos: esteve nos 90 minutos dos oito jogos oficiais do Benfica esta temporada e já soma quatro golos, três dos quais nas últimas três partidas. Um número que só não é superior devido à desinspiração que mostrou, no sábado, nos Barreiros, frente ao Marítimo.

Jornal O Jogo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Caldeirão talismã para Cardozo


O palco do jogo de sábado não pode deixar de ser um dos prediletos de Cardozo. O artilheiro do Benfica marcou nas duas ocasiões em que se exibiu no Caldeirão dos Barreiros, no que toca à Liga, embora não tenha logrado vencer ambas as partidas.

A primeira vez que visitou o reduto do Marítimo foi em 2007/08. Estreou-se nos Barreiros com 1 golo, mas o Benfica de Chalana não foi além de um empate (1-1). Em 2008/09, agora sob a direção de Quique Flores, Cardozo não chegou a sair do banco, assistindo a partir daí à goleada (0-6) imposta pela formação da Luz. Jorge Jesus não abdicou do Tacuara em 2009/10, concedeu-lhe a titularidade e ele respondeu com 1 golo em novo triunfo dilatado (0-5) nos Barreiros.

Choupana

A ligação de Cardozo à Madeira não se restringe aos Barreiros. O ponta-de-lança das águias apontou mais 3 golos nos jogos efetuados no estádio do Nacional.

A primeira vez que fez o gosto ao pé com o emblema da águia ao peito foi precisamente na Choupana, em 2007/08. A 2 de setembro de 2007, Tacuara bisou na vitória (0-3) alcançada pela equipa de Camacho, dando aí início à sua veia goleadora na Europa. Em 2008/09, Cardozo foi novamente titular no encontro fora com o Nacional, mas terminou a partida em branco. Talvez por isso o Benfica tenha sucumbido (3-1) diante do conjunto alvinegro.

O internacional não perdeu muito tempo e, em 2009/10, tornou a demonstrar o faro pelo golo na Choupana, apontando o tento solitário do Benfica frente ao Nacional (0-1). Refira-se que o Tacuara falhou um penálti nesse desafio.




Fonte: Jornal Record

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cardozo é o melhor dos últimos 30 anos


Oscar Cardozo está a um golo dos 60 em jogos do campeonato português, com a camisola do Benfica. Ainda muito longe da marca de outros goleadores – como são os casos de Nené ou Nuno Gomes –, a verdade é que o internacional paraguaio regista, até ao momento, uma média impressionante, tornando-o no jogador mais eficaz das águias nos últimos 30 anos.

O sul-americano, de 27 anos, regista uma média de 0,66 golos por cada jogo no campeonato. Cardozo está a cumprir a sua quarta temporada na Luz e leva já 59 golos marcados, em 89 encontros disputados.

Para este número muito contribuíram os 26 golos apontados na Liga durante a última época, altura em que se sagrou também o bota-de-ouro de Record, tendo sido uma peça fundamental no esquema de Jesus. Esta época já marcou em três ocasiões, duas delas no dérbi de domingo, diante do Sporting, e a outra frente ao V. Setúbal.

Históricos. Naturalmente existem outros jogadores com mais tentos marcados nas últimas três décadas, mas, face aos muitos jogos efetuados pelo Benfica, descem a média de golos.

Nené, um símbolo do clube, é um desses exemplos. O avançado, que jogou a última época em 1985/86 tem o número impressionante de 264 golos pela águia, distribuídos ao longo de 17 temporadas e 423 desafios no campeonato. Em situação semelhante está Nuno Gomes. O internacional português é o único que ainda pode concorrer com Cardozo na contabilidade, apesar de já não incluir as opções iniciais de Jesus. O capitão das águias já marcou 121 golos pelo conjunto encarnado em 288 jogos. A média pode subir, mas situa-se, para já, nos 0,42 golos por jogo.

No lado inverso estão os casos que têm uma média alta devido a um número inferior de jogos, como Van Hooijdonk (0,63 – com 19 golos em 30 jogos), Manniche (0,52 – com 47 golos em 89 encontros) e Vata (0,48 – 29 golos em 60 desafios), mas nenhum supera Tacuara.



Fonte: Jornal Record

Cardozo: dois golos e muito mais em 16 segundos

Quem disse que é preciso ter a bola durante muito tempo? Paraguaio é a prova da eficácia.

A conversa começa com uma pergunta: «Quanto tempo acha que Cardozo teve de posse de bola?» João Tomás responde: «No máximo sete minutos. Não, cinco minutos!» O último jogador do Benfica a marcar dois golos ao Sporting para a Liga antes do paraguaio errou. «16 segundos? [ri-se, faz uma pausa para pensar]. Se calhar até faz sentido. Deixe cá ver: no primeiro golo recebeu e chutou; no segundo tabelou e depois chutou de primeira; há aquele lance em que tenta o chapéu, de primeira, o cabeceamento por cima e ainda há o lance no poste... faz sentido.»

João Tomás gosta do estilo: «Cardozo é um jogador que não precisa de estar em jogo. Eu tenho dias... umas vezes sinto que preciso de ter mais a bola, correndo o risco de passar ao lado do jogo, mas Cardozo não, admiro-o pela capacidade de saber esperar o momento e metê-las lá dentro.»

«E não, não acredito que seja frustrante para um jogador ter tão pouco tempo a bola consigo. De certeza que isso é secundário quando chega ao fim do jogo, marca dois golos, por pouco que não faz mais três e vê a sua equipa ganhar 2-0». O ponta-de-lança do Rio Ave, 35 anos (também marcou dois golos anteontem, à Académica), também atribui a importância de jogar no Benfica: «Cardozo pode andar alheio durante o jogo inteiro pois sabe que jogando no Benfica terá sempre uma oportunidade para brilhar.»

16 segundos. Um café demora 29 segundos a ser tirado, Cardozo em quase metade do tempo marcou dois golos no derby com o Sporting, fintou Nuno André Coelho para atirar uma bola ao poste e surgiu mais duas vezes em posição de golo. Tocou 44 vezes na bola e fez 10 remates - por cada quatro vezes que contactou o esférico, olhou para a baliza e tentou bater Rui Patrício.

Tal como os predadores que ficam horas a fio na savana à espera de um erro da presa, o paraguaio espetou a Takuara (lança ou cana no seu guarani materno), no (pouco predador) leão.


Fonte: Jornal A Bola

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Destaques individuais


Cardozo – O avançado paraguaio foi o homem do jogo. Sempre muito mexido, foi o elemento mais perigoso do ataque “encarnado” ao longo do encontro, participando activamente nas manobras ofensivas da equipa. Com dois tentos, Cardozo fez a diferença no dérbi.

Fábio Coentrão – O lateral do Benfica, que hoje jogou mais adiantado no terreno, foi uma das peças mais em evidência no jogo frente ao Sporting. Sempre bastante afoito, procurou ganhar a linha e criar desequilíbrios em constantes combinações com César Peixoto e Cardozo.

David Luiz – O central brasileiro foi um autêntico tampão na defesa benfiquista. Forte no “um-para-um” seja pelo ar, seja pelo chão, o internacional brasileiro ganhou quase todos os lances.

Saviola – Melhor na segunda do que na primeira parte, o “30” argentino esteve presente em vários lances capitais do desafio. É dele a assistência para o segundo tento de Óscar Cardozo.

Ruben Amorim – Jorge Jesus fez entrar o médio ao intervalo para o lugar de Aimar (que também esteve bem na primeira parte) e o internacional português esteve muito bem, participando com acerto nas jogadas ofensivas da equipa. A defender deu uma preponderante ajuda a Maxi Pereira.


Fonte: Site Oficial do Benfica

Cardozo: «Ganhar todos os jogos»


Oscar Cardozo foi o grande destaque do dérbi. O Tacuara marcou 2 golos e deu ao Benfica o triunfo sobre o Sporting. Depois de ter sido assobiado pelos adeptos no encontro com o Hapoel, o avançado encarnado deu hoje nova resposta cabal e encerrou a polémica.

Em nítida subida de forma, Cardozo mostrou-se muito satisfeito com a vitória. "Foi muito importante, pois estamos a tentar levantar a cabeça", começou por dizer o camisola 7 das águias, que ficou a apenas 4 golos de ultrapassar Magnusson, na luta pelo "título" de melhor marcador estrangeiro da história do clube - conta agora com 81 em todas as provas.

Os campeões nacionais ficaram a apenas um ponto do velho rival e esperam amanhã pelo resultado do FC Porto, agora a seis pontos. Cardozo acredita que o conjunto encarnado ainda pode chegar ao topo. "Ainda falta muito, estamos conscientes disso e vamos tratar de ganhar todos os jogos para terminar em primeiro", assegurou, em declarações à Sport TV..

Sobre os aplausos dos adeptos, o internacional paraguaio destacou a importância do apoio vindo das bancadas e deixou uma nota. "Estamos a jogar bem."

Fonte: Jornal Record

Cardozo vale por dois


Cardozo bisou frente ao Sporting, naquela que foi, sem favor, a melhor exibição do avançado paraguaio esta época e que evocou João Tomás, o último jogador do Benfica a marcar dois golos frente aos rivais da Segunda Circular em jogos do campeonato.

Num jogo complicado para os encarnados, a braços com o pior arranque de sempre na prova, o melhor marcador do campeonato da época passada puxou dos galões, marcou dois e esteve perto daquilo que seria um histórico “hat- trick” (ver peça de apoio.)

O feito do 7 benfiquista só tem paralelo na época de 2000/01, em João Tomás, que o Benfica contratou à Académica (o que lhe valeu na altura a alcunha de “Jardel de Coimbra” em alusão ao artilheiro brasileiro, então no FC Porto).

João Tomás bisou na Luz, em vitória por 3-0. O marcador do outro golo foi o holandês Van Hooidonk, outro avançado bem sucedido com as cores do Benfica.

O jogo em causa tem a curiosidade de ter sido o último de José Mourinho no banco do Benfica, encerrando uma curta passagem do agora técnico do Real Madrid pela Luz.

Geovanni na Taça

Sublinhe-se que o “bis” de Tomás foi obtido no campeonato. Isto porque se se quiser alargar o critério e incluir a Taça de Portugal, encontramos outro jogador com apetência para marcar ao Sporting: Geovanni.

O avançado brasileiro, vindo do Barcelona, marcou dois golos ao Sporting em 2004/05, num empate (3-3) que o Benfica desfez a seu favor na marcação das grandes penalidades.


Fonte: Jornal Record

sábado, 18 de setembro de 2010

«Não deixem de acreditar em nós» – Cardozo


O avançado paraguaio manifesta-se seguro na recuperação do Benfica no campeonato, revela que os jogadores se sentem frustrados com as arbitragens, insiste no pedido de desculpa aos adeptos pelo gesto infeliz no jogo com o Hapoel, promete fazer tudo para continuar a merecer o apoio e carinho. E lança um apelo ao público encarnado...

Vem aí mais um derby. Como se sente na véspera de um jogo importante e qual a expectativa da equipa?

Naturalmente que queremos ganhar, é essa a vontade e a expectativa de toda a equipa. Não é apenas por ser o Sporting, mas sim porque temos de recuperar os pontos que perdemos. Continuamos a acreditar que podemos acabar o campeonato em primeiro, esse é o pensamento de toda equipa e, se nos deixarem, vamos dar a volta a este mau arranque.

Este jogo surge num momento delicado para o Benfica. De que forma está a equipa a preparar-se e o que espera o Cardozo fazer no derby?
Não há nenhuma preparação especial, é evidente que é sempre um jogo com uma carga emocional diferente, mas o plano de trabalhos não sofreu alteração. Se for opção do treinador para o jogo espero poder contribuir para a vitória, marcando ou não, o importante é ganhar. Marcar, neste caso, é secundário.

Acredita que uma vitória sobre o Sporting pode lançar, definitivamente, o Benfica no caminho para a revalidação do título?
Acredito que as vitórias trazem confiança e pontos, sejam contra o Sporting ou contra qualquer outra equipa e, portanto, a nossa vontade é ganhar e a nossa ambição continua a ser revalidar o título.

Como lidou a equipa com os resultados e outras contrariedades nesta época?
Quando se trabalha com seriedade nunca se perde o optimismo, mas é evidente que não era este o início de época esperado. Mas a equipa está consciente das dificuldades, está unida e vai continuar trabalhar para voltar o mais depressa possível ao topo da classificação.

Quais as razões que encontra para o mau começo de época do Benfica?
O treinador já identificou algumas, os adeptos sabem de outras. Enfim, há varias razões, mas o mais importante é olhar para o futuro e manter a esperança de que podemos dar a volta a esta situação.




Fonte: Jornal A Bola

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cardozo quer dar prenda aos adeptos no “derby”


Com 79 golos pelas águias e depois do incidente com o Hapoel, tenta ir literalmente do 8 ao 80 frente ao Sporting. Pé quente contra leões.

Apesar da veia goleadora que tem apresentado desde que chegou à Luz, Óscar Cardozo nunca conseguiu afirmar-se de forma consensual no universo dos adeptos encarnados. Tem sido, desde o início, uma relação de amor-ódio, sobretudo devido às características específicas do avançado: pela sua envergadura, não é um executante ágil, rápido ou elegante.

Takuara foi respondendo no campo com golos, conseguindo ganhar pelo menos o respeito (mesmo que não a admiração, em muitos casos) de grande parte da massa adepta encarnada. E depois da brilhante campanha realizada na época passada (38 golos em todas as provas), surgia como impensável o cenário que se verificou no jogo com o Hapoel.
Aquela vontade de sair...

Um dos aspectos que pesa no subconsciente dos adeptos é o facto de Cardozo ter manifestado publicamente, no final da época passada, vontade de deixar a Luz. Acabou por permanecer, mas há sempre quem associe o seu menor rendimento à eventualidade de o jogador ter ficado no clube contrariado, quando na verdade se trata de falta de ritmo.



Fonte: Jornal A Bola

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Cardozo anda nervoso porque trabalha e nada lhe sai bem"


<span style="font-weight:bold;">Treinador que descobriu o goleador paraguaio pede aos adeptos para terem paciência e o apoiarem neste momento difícil

Cardozo está a viver um momento complicado neste início de época e Juan Araujo, o primeiro treinador do paraguaio, pediu aos adeptos do Benfica que "tenham paciência". "Ele anda nervoso porque está a trabalhar muito e as coisas não lhe estão a sair bem", revelou ao DN o "pai" futebolístico do número 7, que falou com ele dias antes do jogo de Guimarães.
Nessa conversa telefónica, Araujo tentou acalmar o espírito de Cardozo. "Disse-lhe para estar tranquilo e esperar, porque esta má fase vai passar e os golos vão voltar a aparecer", revelou. Foi essa instabilidade psicológica que, na opinião do treinador, provocou a reacção do paraguaio, que após marcar o segundo golo do Benfica frente ao Hapoel Telavive mandou calar os adeptos, que já lhe dedicavam alguns assobios. "Todos somos humanos, por isso esqueçam esse episódio e ajudem-no, porque se não o fizerem será pior para o Benfica", acrescentou.
Juan Araujo está "totalmente de acordo" com Jorge Jesus, quando atribiu a má forma de Cardozo ao facto de não estar bem fisicamente: "Foi por essa razão que ele pediu ao seleccionador paraguaio, Tata Martino, para não o convocar para o jogo com o Japão."
Àqueles que dizem que a cabeça de Cardozo está fora do Benfica, porque no final da época passada assumiu o desejo de se transferir para conseguir o contrato da sua vida, Juan Araujo diz: "Nem pensar!". "Em nenhum momento lhe passou pela cabeça deixar o clube. Ele gosta muito de estar no Benfica e de viver em Lisboa. As coisas só não lhe estão a sair bem, mas isso vai mudar", vaticinou.
Se, no domingo, marcar ao Sporting, em partida da 5.ª jornada da Liga, Cardozo atinge a marca dos 80 golos em jogos oficiais com a camisola do Benfica, marca que o coloca no 23.º lugar dos melhores marcadores de sempre do clube. Um feito que enche de orgulho o homem que descobriu o avançado para o futebol. "É muito importante para ele, mas sei que o maior sonho dele é ganhar a Liga dos Campeões e voltar a ser campeão nacional", adiantou, assumindo que Cardozo "acredita que isso será possível".
O paraguaio foi um dos ausentes no jogo-treino de ontem com os juniores, que se destinou apenas ao não titulares do jogo com o Hapoel. Os mais velhos veceram por 5-0, com três golos de Felipe Menezes e dois de César Peixoto. Alan Kardec também alinhou, ainda que sob vigilância médica.


Fonte: Diário de Noticias

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

«Peço desculpa aos adeptos pela minha atitude» - Óscar Cardozo


Foi um arrufo que chegou de surpresa e rapidamente passou. Cardozo mandou calar os adeptos do Benfica depois de marcar um golo. Menos de uma hora depois, já de duche tomado, fez questão de pedir desculpa pelo gesto que lhe valeu um coro de assobios.

«Quero pedir desculpa ao público pela minha atitude. Estava nervoso e não vou voltar a fazer aquilo. Peço desculpa a todos os adeptos do Benfica», começou por dizer o futebolista ao passar na zona mista (espaço de entrevistas rápidas) já depois do duche.

O ponta-de-lança paraguaio garantiu que não voltará a reagir a quente, mesmo que seja assobiado de novo: «Não volto a fazer o mesmo. Isto já passou, há que esquecer e continuar a ganhar. Tenho a certeza que os adeptos vão perdoar».

Cardozo admitiu que a vitória alcançada diante do Hapoel é um forte tónico para o jogo com o Sporting. «É muito importante ganhar esta partida. Estamos motivados para jogar com o Sporting e vamos entrar com a mesma atitude desta noite».

Jornal A Bola

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eli Gutman: "O ataque, em especial Óscar Cardozo, que é muito perigoso."


Antes demais peço desculpa pois nem sempre consigo vir aqui postar :)

"RECORD – Que expectativas tem para o desafio de amanhã? Qual das equipas é favorita?
ELI GUTMAN – Espero que possamos vencer. Na fase de qualificação, mostrámos ser uma equipa forte e que podemos ganhar às melhores formações. Não há favoritos. Respeito todos os clubes, mas estou convicto de que a minha equipa é suficientemente forte para competir com qualquer outra. Para mim, não há equipas fáceis. E, se pensar assim, o Benfica está quase eliminado, pois perderá todos os jogos.

R – Que argumentos têm para ganhar no Estádio da Luz?
EG – A minha equipa é boa taticamente. Temos disciplina em campo e somos muito autoconfiantes. Além disso, o Benfica perdeu dois [Ramires e Di María] dos mais importantes jogadores da temporada passada. Aliás, dou ênfase à ordem, à disciplina e às questões táticas do jogo.

R – O Benfica realizou o pior início de sempre no campeonato português. É uma vantagem para o Hapoel?
EG – Não. O Benfica vai fazer tudo para voltar a ganhar. Temos de ser cautelosos. É sempre mais perigoso defrontar um adversário que tenha perdido os encontros anteriores. Vou dizer aos meus jogadores para estarem prevenidos. O Benfica é uma equipa forte e, apesar de ter começado mal o campeonato, vai dar o melhor na Liga dos Campeões.

R – Ao contrário da época passada, a equipa portuguesa tem mostrado fragilidades defensivas. Vai tirar partido disso?
EG – Como já disse, houve jogadores importantes que deixaram o clube, enquanto outros foram integrados na equipa. O Benfica perdeu alguns jogos, mas isso não significa que não tenha qualidade. Perguntem-me sobre o Benfica no início de dezembro e vão ver se a situação não estará muito melhor do que agora.

R – Há um ou mais jogadores que tema em particular?
EG – O ataque, em especial Oscar Cardozo, que é muito perigoso. Foi o melhor marcador do campeonato e destacou-se no plano internacional. Temos de ser cuidadosos.

R – Conhece Jorge Jesus? Como avalia o seu trabalho?
EG – Trata-se de um grande treinador, que conduziu o Benfica à conquista do título na última temporada. Estou certo que amanhã vão dar o melhor.
"


Fonte: Record