sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Não há meio de matar este borrego

O Benfica desperdiçou na noite de ontem uma soberana ocasião de vencer pela primeira vez no "maldito" solo germânico. Não só defrontou um adversário perfeitamente acessível, como logo aos quatro minutos se colocou em vantagem por intermédio de Di María - terceiro golo em outros tantos jogos disputados na Alemanha -, após passe soberbo de Carlos Martins. Um autogolo de Javi García acabou, no entanto, por manter vivo o borrego, à 18ª tentativa.

Cedo se percebeu que existe uma enorme diferença de valor entre as águias e os berlinenses, a favor dos encarnados, contudo as facilidades que a equipa de Jorge Jesus encontrou logo de início terão sido contraproducentes. De facto, apanhando-se em vantagem no marcador bem cedo e beneficiando, pouco depois, de mais um ou dois lances em que podia ter ampliado a diferença, a equipa acabou por tirar demasiado cedo o pé do acelerador. À passagem do quarto de hora, o Benfica começou a interiorizar que o jogo era um mero treino e sendo certo que este Hertha de Berlim é muito fraco, também não convém abusar da sorte. E foi assim, que pouco a pouco, os germânicos foram equilibrando a contenda, acabando por empatar, aos 33', no tal lance infeliz do médio espanhol, que fez o quarto autogolo da época encarnada, quando tentava travar o cruzamento de Piszczek.

Foi o castigo para uma águia demasiado confiante numa vitória, sem ter de se esforçar muito para a garantir. Após o golo, o Benfica só por mais uma vez esteve perto de marcar antes do descanso, mas o cabeceamento de Luisão, em boa posição, saiu fraco - como o futebol que então se praticava no Estádio Olímpico.

Esperava-se que o segundo tempo trouxesse um Benfica mais aguerrido e por momentos, as águias mostraram vontade de resolver a eliminatória que complicaram sem necessidade. E foi num lance de contra-ataque, que Ramires, aos 52', ficou em excelente posição para marcar, acabando por ser derrubado por Friedrich, numa grande penalidade que passou sem a devida sanção. Um lance capital, até porque, as águias retraíram-se e o Hertha cresceu logo após a sua melhor ocasião de passar para a frente, quando Nicu (55') acertou no poste. Os berlinenses passaram a acreditar que seria possível ganhar, à medida que o meio-campo encarnado rendia cada vez menos, em especial Carlos Martins e Ramires, não por acaso os primeiros a irem tomar banho mais cedo, substituídos por Aimar e Felipe Menezes.

Jorge Jesus procurou agarrar de novo o jogo, apelando à experiência e qualidade técnica de Aimar, mas nem a sua entrada conseguiu entusiasmar os encarnados, onde Di María remava sozinho, Saviola passava completamente ao lado do jogo e Cardozo também não encontrava caminhos para a baliza contrária. E sempre sem correr grandes riscos, jogando nos erros do adversário - os laterais Rúben Amorim e César Peixoto fizeram vários -, o Hertha começou a incomodar a baliza de Júlio César que, no fim, acabou por ser decisivo. É certo que o Benfica ainda voltou a criar perigo, mas nos últimos instantes, a sorte acabou por proteger as águias, quando o seu guarda-redes impediu Ramos de fazer o 2-1. Seria castigo demasiado pesado, mas o que fica deste jogo é que nunca como ontem, o Benfica ficou a dever a si mesmo a primeira vitória na Alemanha. Para a semana, com outra atitude, a qualificação não deixará certamente de ser garantida, tal a diferença de valores.


Hertha 1 | Benfica 1
Estádio Olímpico de Berlim | Relvado bom | 13684 espectadores

Árbitro Terje Hauge (Noruega) Assistentes Kim Thomas Haglund e Frank Andas

Assistentes auxiliares | Espen Berntsen e Ken Henry Jonsen | 4º árbitro Dag Vidar Hafsas


Treinador Friedhelm Funkel

1 Drobny GR

26 Piszczek LD

3 Friedrich DC

4 Von Bergen DC

21 Kobiashvili LE

7 Cícero MD

6 Janker MD

10 Raffael MO 88'

20 Ebert AD

25 Nicu AE 65'

9 Ramos AV


40 Burchert GR

22 Bengtsson DC

5 Pejcinovic LE

28 Lustenberger MD

11 Kringe AD 65'

17 Gekas AV 88'

18 Wichniarek AV

Golo [1-1] 33' Javi García (p.b.)

Amarelos | Nada a assinalar

Vermelhos | Nada a assinalar


Treinador Jorge Jesus

13 Júlio César GR

5 Rúben Amorim LD

4 Luisão DC

23 David Luiz DC

25 César Peixoto LE

6 Javi García MD

17 Carlos Martins MO 63'

8 Ramires AD 63'

20 Di María AE

30 Saviola AV 83'

7 Cardozo AV


1 Moreira GR

28 Miguel Vítor DC 83'

10 Aimar MO 63'

24 Felipe Menezes AD 63'

19 Weldon AV

21 Nuno Gomes AV

32 Éder Luís AV

Golo [0-1] 4' Di María

Amarelos | 24' César Peixoto, 43' Ramires

Vermelhos | Nada a assinalar





In Jornal O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário