quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Passeio tranquilo até ao poleiro


Benfica venceu uma União de Leiria muito medrosa, chegou à liderança e atingiu a marca dos 50 golos.

Fácil, muito fácil foi a noite em que o Benfica subiu ao primeiro lugar da tabela, beneficiando da antecipação do jogo com a União de Leiria, relativo à 20.ª jornada.

Sem o fulgor do início da época, a equipa de Jorge Jesus controlou em absoluto a partida e beneficiou de ter pela frente um adversário que entrou na Luz a tremer... de medo. Essa foi, pelo menos, a sensação que deu, uma vez que os jogadores leirienses posicionaram-se à frente do guarda-redes, tentando lançamentos longos para Carlão. Uma estratégia que, bem cedo, se viu que poucos resultados podia dar, ainda mais quando Silas mostrou estar desinspirado, não tendo conseguido pegar no jogo, acumulando passes errados. Era uma espécie de vírus que contagiou os seus companheiros e, no final do primeiro tempo, até os jogadores do Benfica.

Com o golo de Cardozo, na sequência de uma grande jogada de Aimar e Saviola, esperava-se que finalmente a União de Leiria arriscasse, mas tal não aconteceu. A equipa manteve-se lá atrás, procurando tirar espaços aos encarnados.

O Benfica aproveitou então para... descansar com bola. É que nos próximos seis dias a equipa terá dois jogos fora de casa (V. Setúbal e Sporting) e havia que poupar esforços. Os leirienses, tirando alguns pontapés-de-canto, ajudaram, sobretudo por causa do desacerto dos seus jogadores mais influentes.

O segundo golo, marcado por Saviola, acentuou ainda mais a tendência para o passeio encarnado. Jesus optou então por dar rodagem aos reforços Éder Luís e Alan Kardec. À beira do final, já com o guarda-redes Djuricic lesionado, Rúben Amorim conseguiu fazer o resultado final, num golo que entra para a história da temporada, pois foi o 50.º dos encarnados na Liga.

O Benfica segue pois na frente do campeonato com mais um jogo e três pontos que o Sporting de Braga, que terá agora de mostrar que é imune à pressão de ver o concorrente mais directo à sua frente e logo depois de uma eliminação da Taça de Portugal. O mesmo efeito psicológico poderá produzir efeitos para o FC Porto, que está nove pontos atrás do rival...

O complicado mês de Fevereiro começa bem para os encarnados, que voltaram a contar com os golos de Cardozo, que há dois jogos que não sabia o que era marcar. A exibição, é verdade, foi pobre, mas há momentos em que os floreados são desnecessários.



In DN

Sem comentários:

Enviar um comentário