quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jordy Smith "Adoro Portugal, adoro Benfica e Cardozo é o melhor jogador"


Jordy Smith tem um gosto especial por Portugal. O surfista, n.º 2 do ranking mundial, admite adorar o País, onde gosta muito de surfar. Mas tem outra paixão: o futebol. "Acompanho o campeonato português. Adoro o Benfica e até tenho uma camisola com o meu nome", confessou ao DN. Acrescenta de imediato que vibra com os golos de Cardozo, que considera o melhor jogador da equipa ,e na época passada assistiu ao Benfica-Sporting.
Mas não se fica por aqui. "A selecção portuguesa estagiou na cidade onde nasci [Durban] e eu vi o jogo contra o Brasil. Naturalmente que apoiava o meu país, mas depois queria que Espanha ou Portugal fossem campeões", contou, relembrando que no Mundial viveu momentos nos estádios que nunca tinha visto: "O ambiente era de loucura, nunca vi nada assim ainda mais com as vuvuzelas." E não se pense que a paixão pelas camisolas encarnadas fica por Portugal: "Além do Benfica, apoio o Arsenal na Premier League."
Futebol à parte, Jordy Smith, de 22 anos, luta pelo título mundial de surf com Mick Fanning eliminado na terceira ronda em Peniche, é o sul-africano a maior ameaça ao décimo título de Kelly Slater (está a 7250 pontos, com uma vitória de etapa a valer dez mil). "Não tenho pressão. Se conseguir este ano é óptimo, se for no próximo também será excelente."
Para Jordy, é um pouco estranho ser rival de Kelly, um dos seus ídolos. "Ele já competia quando eu nasci! É interessante ver esta nova geração de surfistas a competir com Kelly Slater", disse.
O norte-americano está com 38 anos e, apesar de não mostrar intenção de parar, as atenções começam a centrar-se na grande rivalidade que se perspectiva para os próximos anos: Jordy Smith e Owen Wright. "Penso que podemos vir a ser dois rivais. O Owen tem muita qualidade, mas, para já, somos apenas bons amigos", realçou. Amizade essa que diz ter com o português Tiago Pires: "É um dos meus melhores amigos no circuito. Já fiz várias viagens com ele."
O pai está a acompanhá-lo e o surfista considera importante que o faça: "Confiar em alguém é uma grande ajuda. Sei que ele vai dizer a verdade. Se estive bem, diz que estive bem, se fiz mal... bem, ele não hesita em salientar o que fiz mal." Apesar das exigências do circuito, Jordy não se arrepende de ter abdicado de certos prazeres: "O sossego do lar e a comida caseira... é melhor esquecer!"
Jordy espera hoje ter boas ondas nos Supertubos nos quartos-de-final: "Adoro as ondas em Portugal e quando não estou a competir é óptimo surfar aqui, onde há poucas pessoas."


Fonte: Diário de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário