terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cardozo caça leões em Alvalade

O Tacuara está de volta no dérbi de sábado, depois de ter cumprido dois jogos de castigo, e notícia mais animadora não podia haver para Jorge Jesus e para os adeptos benfiquistas. É que, para além do peso do goleador na produção ofensiva da equipa encarnada (ver caixa), há um dado estatístico impossível de descurar: é que o avançado paraguaio marca sempre que visita Alvalade em jogos a contar para o campeonato. Nas duas vezes em que participou num Sporting-Benfica, Cardozo facturou, com a particularidade de ambos os golos terem sido apontados de cabeça.

Cardozo defrontou pela primeira vez o Sporting em Alvalade na época de 2007/08. Foi na jornada 21 e a luta pelo segundo lugar estava ao rubro, com três galos para um só poleiro (os dois rivais de Lisboa e ainda o "outsider" Vitória de Guimarães, que havia de terminar o campeonato em terceiro lugar, à frente do Benfica), e só a vitória interessava aos dois conjuntos. O Sporting marcou primeiro, por Vukcevic, logo aos 12 minutos. A reacção encarnada só se fez sentir em cima do intervalo, quando, aos 41 minutos, Rui Costa bateu um canto da esquerda e Cardozo apareceu, de forma fulgurante, a cabecear para o fundo das redes de Rui Patrício, estabelecendo assim o resultado final.

Onze meses depois, na 19ª jornada de 2008/09, o Benfica voltou a Alvalade, numa altura em que se encontrava apenas a um ponto do primeiro classificado, o FC Porto. O Sporting corria por fora na luta pelo título e, em caso de vitória, igualaria os encarnados no segundo lugar da tabela. Num jogo emotivo, os leões adiantaram-se no marcador por intermédio de Liedson, logo aos 11 minutos. Aos 36, Polga derrubou Suazo na área, dando a Reyes a oportunidade de empatar o jogo, e o espanhol não a desperdiçou, fazendo o resultado com que se chegou ao intervalo. Uma entrada fulgurante do Sporting, na segunda parte, permitiu-lhe colocar-se em vantagem com apenas dois minutos jogados, por intermédio de Derlei. Liedson, aos 82 minutos, selou a vitória leonina. Cardozo, que havia entrado aos 65 minutos para o lugar de Suazo, ainda reduziu a desvantagem em cima dos 90 minutos, mais uma vez de cabeça, respondendo a um cruzamento com conta, peso e medida de Maxi Pereira, mas o Benfica não logrou chegar ao empate, acabando mesmo por sair com uma derrota de Alvalade.


Números do avançado
Cardozo custou ao Benfica 11, 65 milhões de euros.


Os argentinos do Newell's Old Boys não resistiram à proposta das águias e venderam há duas temporadas o seu jogador mais valioso.


É um dos jogadores mais bem pagos do plantel, auferindo cerca de um milhão de euros por ano.


Chegou à Luz com 24 anos, e já marcou 55 golos com a camisola das águias.



In O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário