sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A um golo de igualar 2008/09


Óscar Cardozo poderá igualar os números da época passada ainda... em Novembro. Se marcar ao Sporting no dérbi de amanhã, o avançado paraguaio iguala - ou ultrapassa, se apontar mais de um golo - os 17 golos apontados em toda a temporada 2008/09. Tacuara leva neste momento 16 remates certeiros, divididos entre campeonato (11) e Liga Europa (5).

Os números provam a melhoria de rendimento de Cardozo desde a época passada para a actual. Com Quique Flores, Cardozo cumpriu um total de 2413 minutos, divididos por 35 jogos na Liga Sagres, Taça UEFA, Carlsberg Cup e Taça de Portugal. Chegou ao fim com 17 golos, curiosamente todos apontados no campeonato, o que quer dizer que precisava de 142 minutos para fazer balançar as redes adversárias.

Este ano, sob o comando de Jorge Jesus, este número baixou para menos de metade: 68,5 minutos é quanto Cardozo precisa, em média, para marcar. O internacional paraguaio leva 14 partidas de águia ao peito, num total de 1096 minutos, e soma 16 golos - 11 no campeonato e mais cinco na Europa.

Se marcar ao Sporting, Cardozo poderá ainda orgulhar-se de ser o primeiro jogador do Benfica em quase 40 anos a festejar um golo em Alvalade em três épocas consecutivas em jogos a contar para o campeonato. O último a consegui-lo foi Nené, que, mesmo sem sujar os calções, apontou golos em casa dos leões nas temporadas 71/72, 72/73 e 73/74.

O avançado, que fez toda a sua carreira no Benfica, ao serviço do qual cumpriu 575 (!) jogos, ajudou as águias a alcançarem sempre a vitória, tendo marcado quatro golos nessas três épocas.

Além de Cardozo, apenas mais dois jogadores se aproximaram da marca de Nené. Primeiro, César Brito, que marcou em Alvalade em 1989/90 e 1990/91, seguindo-se Simão - fez golos em 2005/06 e 2006/07.


"Está ansioso por marcar"
Cardozo está "ansioso por marcar" ante o Sporting. A revelação é de Juan Araujo, o primeiro treinador do ponta-de-lança no Paraguai, no 3 de Febrero, com quem Tacuara aproveitou para falar antes do importante dérbi. De regresso às opções de Jorge Jesus, o camisola 7 não perdeu a oportunidade de receber alguns conselhos do técnico que lhe deu as primeiras lições no futebol. Juan Araujo revelou a O JOGO que o avançado "está muito concentrado", pois "pretende ajudar o Benfica a vencer o Sporting", num jogo "muito importante". "Disse-lhe para manter a calma e rematar forte como ele bem sabe e desejei-lhe boa sorte. Espero que possa marcar um ou dois golos", desejou, sublinhando que "Cardozo está muito bem no Benfica e está apenas focado em ser campeão".

In O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário