sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais uma vitória, mais um golo


O Benfica somou hoje o terceiro triunfo em Inglaterra na sua história nas taças europeias de futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do Everton, em encontro do Grupo I da Liga Europa. Quatro épocas após a vitória, pelo mesmo resultado e na mesma cidade, sobre o Liverpool, com tentos de Simão e do italiano Miccoli, rumo aos "quartos" da Liga dos Campeões, o Benfica voltou a ser grande na cidade dos Beatles.

O argentino Javier Saviola e o paraguaio Óscar Cardozo, os dois pontas-de-lança titulares do conjunto comandado por Jorge Jesus, selaram o triunfo, o segundo da época sobre o Everton, após a goleada na Luz (5-0). Com este segundo triunfo consecutivo em Liverpool, os encarnados contam agora três em Inglaterra, onde venceram pela primeira vez em 1991/92: 3-1 ao Arsenal, após prolongamento, com dois golos de Isaías e um de Kulkov.

Antes desse memorável triunfo em Londres, sob o comando do sueco Sven-Goran Eriksson, o Benfica tinha perdido os primeiros sete jogos em solo inglês, incluindo a final da Taça dos Campeões de 1967/68 (1-4 com o Manchester United, após prolongamento), disputada no Estádio de Wembley. Face ao Arsenal, o Benfica iniciou, porém, um ciclo positivo, somando três triunfos e dois desaires nos últimos cinco jogos, sendo que ambas as derrotas aconteceram em Old Trafford, frente ao Manchester United.

Além do Benfica, e em mais de 50 jogos de equipas portuguesa em Inglaterra, apenas o Sporting também já venceu, por duas vezes: 4-2 em Southampton, em 1981/82, e 3-2 em Middlesbrough, em 2004/2005. Por seu lado, o FC Porto jamais saiu com um triunfo de solo inglês, onde soma apenas dois empates e 12 derrotas, a última já esta época, em Londres, face ao Chelsea (0-1).


In Record

Sem comentários:

Enviar um comentário