terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cardozo é o melhor dos últimos 30 anos


Oscar Cardozo está a um golo dos 60 em jogos do campeonato português, com a camisola do Benfica. Ainda muito longe da marca de outros goleadores – como são os casos de Nené ou Nuno Gomes –, a verdade é que o internacional paraguaio regista, até ao momento, uma média impressionante, tornando-o no jogador mais eficaz das águias nos últimos 30 anos.

O sul-americano, de 27 anos, regista uma média de 0,66 golos por cada jogo no campeonato. Cardozo está a cumprir a sua quarta temporada na Luz e leva já 59 golos marcados, em 89 encontros disputados.

Para este número muito contribuíram os 26 golos apontados na Liga durante a última época, altura em que se sagrou também o bota-de-ouro de Record, tendo sido uma peça fundamental no esquema de Jesus. Esta época já marcou em três ocasiões, duas delas no dérbi de domingo, diante do Sporting, e a outra frente ao V. Setúbal.

Históricos. Naturalmente existem outros jogadores com mais tentos marcados nas últimas três décadas, mas, face aos muitos jogos efetuados pelo Benfica, descem a média de golos.

Nené, um símbolo do clube, é um desses exemplos. O avançado, que jogou a última época em 1985/86 tem o número impressionante de 264 golos pela águia, distribuídos ao longo de 17 temporadas e 423 desafios no campeonato. Em situação semelhante está Nuno Gomes. O internacional português é o único que ainda pode concorrer com Cardozo na contabilidade, apesar de já não incluir as opções iniciais de Jesus. O capitão das águias já marcou 121 golos pelo conjunto encarnado em 288 jogos. A média pode subir, mas situa-se, para já, nos 0,42 golos por jogo.

No lado inverso estão os casos que têm uma média alta devido a um número inferior de jogos, como Van Hooijdonk (0,63 – com 19 golos em 30 jogos), Manniche (0,52 – com 47 golos em 89 encontros) e Vata (0,48 – 29 golos em 60 desafios), mas nenhum supera Tacuara.



Fonte: Jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário